Araújo e Braga Sociedade de Advogados

Recebeu um Termo de Intimação Fiscal?

Quando uma pessoa jurídica ou física apresenta irregularidades, como o pagamento incorreto de impostos ou a falta de cumprimento das obrigações fiscais, o órgão fiscalizador envia a intimação fiscal.

Do que se trata?

É um procedimento preventivo, adotado para aquelas situações em que algo se apresenta de forma irregular. Ocorre quando o Fisco necessita de alguma documentação comprobatória. É concedido um prazo para que o contribuinte se prepare para acertar a irregularidade encontrada.

Como proceder?

No momento da intimação fiscal, o contribuinte tem a possibilidade de corrigir o erro ou impugnar a cobrança, se considerar a mesma indevida, devendo apresentar no prazo estipulado, a documentação que foi solicitada no termo de intimação.

O Fisco fará a análise se existe ou não alguma irregularidade como pagamento incorreto de impostos, omissão, entrega inadequada de alguma obrigação acessória ou outras irregularidades. Nessa etapa, ainda não foi comprovada a irregularidade e nem houve autuação fiscal.

Fique atento para não perder o prazo para apresentar a documentação solicitada no termo de intimação.

Encare a intimação fiscal de forma objetiva e evite transtornos desnecessários. Busque ajuda especializada para o acompanhamento da fiscalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.